30.07.2019

Modelos são usados para planejamentos cirúrgicos mais precisos, com menor taxa de complicações intra e pós-operatórias.

 

Biomodelos 3D

Digitalização de coluna

 

O projeto e a produção de biomodelos 3D nas instituições de saúde são processos que exigem investimento em softwares altamente especializados e ocupam um tempo valioso dos cirurgiões com capacitação para o seu uso. Buscando auxiliar a indústria médica a vencer esse obstáculo, a startup uruguaia Armor Bionics anuncia e disponibiliza a sua nova plataforma digital.

A plataforma digital da Amor Bionics permite a criação de biomodelos 3D de tecidos duros e moles, que reproduzem tumores complexos em pacientes pediátricos e tumores ósseos em adultos, cardiopatias congênitas, escólios e até reconstruções bucomaxilofaciais, entre outras patologias.

“Nosso conversor 3D cria os modelos a partir da reconstrução volumétrica das imagens de tomografia computadorizada, tomografia computadorizada volumétrica ou ressonância magnética e pode carregar diretamente da web qualquer pasta contendo os arquivos DICOM ou uma versão compactada do estudo em formato .ZIP ou .RAR”, explica Pablo Pereira, CBO da Armor Bionics.

Biomodelo de coluna vertebral impresso em 3D

Biomodelo de coluna vertebral impresso em 3D

A criação de biomodelos 3D vem crescendo diante de uma das tendências que está transformando a indústria de saúde na América Latina: a descentralização do cuidado do paciente. De acordo com a Healthcare Information Management Systems Society (HIMSS), cerca de 20% a 25% de todos os cuidados médicos no Brasil serão realizados remotamente nos próximos dez anos. Em sintonia com essa transformação dos serviços de saúde, por meio do site www.armorbionics.com, a Armor Bionics coloca ao alcance das equipes médicas uma ferramenta online de uso sob demanda, que permite que todos os hospitais tenham acesso à tecnologia 3D, independentemente do país, tamanho ou orçamento.

A tecnologia de impressão 3D da Stratasys foi considerada a parceira ideal da Armor Bionics para a materialização de biomodelos gerados a partir dessa plataforma. Para isso, é utilizada a impressora Stratasys J750.  “Este modelo é capaz de reproduzir claramente a consistência, a textura e as estruturas físicas dos órgãos com patologias complexas que as equipes médicas precisam estudar antes de entrar na cirurgia”, explica Juan Carlos Miralles, diretor de vendas da Stratasys para a América Latina.

Atualmente, a Armor Bionics atua em mais de 25 países, a maioria na América Latina e nos Estados Unidos. Entre seus clientes estão a Universidad de la República, o Hospital de Clínicas e o Instituto Nacional de Ortopedía y Traumatología da Administración de los Servicios de Salud del Estado do Uruguai, bem como vários setores industriais e órgãos privados.

Hoje, profissionais inovadores e visionários da área da saúde que adotaram a ferramenta relatam ganhos como o melhor planejamento do procedimento cirúrgico, melhora na qualidade da assistência e prestígio institucional, diminuição de possíveis complicações intra e pós-operatórias, racionalização na utilização de implantes como placas e pinos, por não serem necessários testes intraoperatórios, e diminuição de até 50% no tempo da operação, o que implica menos tempo de ocupação da sala de cirurgia e menos recursos atribuídos para realizá-la.

 


 

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário