16.09.2019

Recurso proveniente da Lei da Informática será investido para ampliar a modernização da indústria nacional.

 

Marcos Pontes e Jorge Guimarães

Foto: Marcio Nascimento

Para criar um ambiente propício à modernização industrial e potencializar a economia digital no país, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de  Pesquisa e Inovação Industrial) vai disponibilizar R$ 8 milhões em recursos não reembolsáveis às empresas que queiram desenvolver Projetos de Inovação na área de Internet das Coisas (IoT) e Manufatura 4.0. A liberação foi anunciada após encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

Os recursos fazem parte do primeiro ciclo de liberação de verba captados juntos às empresas beneficiadas pela Lei de Informática. A EMBRAPII coordena o PPI em IoT/Manufatura 4.0, programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCTIC), criado para auxiliar o setor de informática a cumprir os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) obrigatórios.

“A possiblidade de utilizar a Embrapii dentro dos projetos e programas do MCTIC é bem importante. Precisamos de braços e a EMBRAPII tem um modelo de negócio que é comprovadamente eficiente e ajuda a alavancar projetos de tecnologia e inovação de empresas que atuam em diversos setores”, destaca o ministro Marcos Pontes.

Empresas de todo porte podem participar sozinhas ou criar projetos colaborativos com startups, pequenas e médias empresas. A intenção é unir startups com ideias disruptivas e empresas consolidadas no mercado, propiciando a abertura de mercado a jovens empreendedores e permitir que o conhecimento de vanguarda esteja presente no setor produtivo da indústria. Projetos em conjunto podem garantir até 50% de recursos não reembolsáveis para seu desenvolvimento.

O Brasil caminha a passos lentos rumo à Indústria ou Manufatura 4.0, estágio em que a automação atinge novos níveis com o uso de tecnologias digitais, tais como a inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que apenas 1,6% da indústria nacional está na fronteira do conhecimento, mesmo sabendo que a adoção de tecnologias que conectam as diferentes etapas produtivas é o caminho para ganhar eficiência e melhorar a gestão de negócios.

“A economia digital tem grande potencial para transformar a competitividade do Brasil e impedir que a defasagem se amplie nos próximos anos. O uso de tecnologias digitais é decisivo para o desenvolvimento econômico do país. Investir em IoT e em Manufatura 4.0, seja em produtos ou processos, contribui para o aumento da competitividade das empresas, com redução de custos e ganhos de eficiência”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Os projetos devem ser realizados em parceria com as Unidades EMBRAPII, instituições de pesquisa científica e tecnológica credenciadas capazes de atender a demanda empresarial. Há 19 Unidades habilitadas a desenvolver projetos com estes recursos pelo país. Empresas interessadas podem procurá-las e negociar o projeto.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário