Soluções de Usinagem II

Soluções conectadas para manufatura digital

solucoes2_topo

Conheça a tecnologia CoroPlus® capaz de conectar o chão de fábrica a uma forma mais eficiente e precisa de produção

Por Vera Natale, editora OMU | Fotos Sandvik Coromant Suécia

Simplificando, a conectividade é a essência da chamada revolução 4.0 que está no radar de toda a indústria da manufatura. Porém, como fazer isso acontecer na prática ainda parece nebuloso para muitos. Fabricantes no mundo todo estão lançando produtos, participando de fóruns, palestras e feiras do setor, ministrando cursos com o objetivo de desmistificar esse conceito. E também para mostrar que conectar soluções tecnológicas já é possível e está no fácil alcance de todos, independentemente do porte da empresa. O CoroPlus® da Sandvik Coromant é uma dessas soluções, com foco nos processos de usinagem.

Ele é uma nova plataforma de software e ferramentas conectadas que abrange, essencialmente, tecnologias que podem enviar e/ou receber dados. O conceito permite otimizar o uso de dados, melhorando os processos de fabricação, da pré até a pós-usinagem.

Os usuários podem ter acesso a dados de aplicação e dos produtos da Sandvik Coromant por meio de software e hardware conectados. Também, com a ajuda de ferramentas equipadas com sensores, eles podem ajustar, controlar e monitorar o desempenho da usinagem em tempo real. Todo o chão de fábrica pode ser controlado nos painéis de dados na própria fábrica; por meio da nuvem e também via integração com o software do usuário e o ambiente da fábrica.

O principal benefício para os gerentes de produção é que o CoroPlus® permite otimizar a manufatura com melhor compreensão e visão geral do que está acontecendo nas fábricas e ambientes de usinagem, em nível micro ou macro. Do ponto de vista de um programador CAM,
a conexão com ferramentas e dados de aplicação precisos significa que as recomendações podem ser adaptadas a tarefas específicas. Há também vantagens para os operadores, pois os processos de usinagem podem ser monitorados remotamente. Além disso, as ferramentas equipadas com sensores podem ser controladas para assegurar que as quebras sejam evitadas e o desempenho seja garantido com os dados inteligentes coletados durante o processo de usinagem.

Atualmente, a oferta engloba soluções de painéis de comando, de software como CoroPlus® ToolGuide que inclui a biblioteca de ferramentas virtual (CoroPlus ® ToolLibrary), e ferramentas de corte Silent Tools™+ e CoroBore®+ e o sistema de monitoramento IoT da máquina Promos 3+.

 

BÊ-Á-BÁ DA USINAGEM CONECTADA

SOLUçÕES DE SOFTWARE

CoroPlus® ToolGuide

solucoes2_01
Software conectado e integrado que permite que você encontre ferramentas e dados de corte mais adequados para uma operação específica, ou com base no material da peça a ser usinada. O tempo de planejamento de produção pode ser reduzido drasticamente, facilitando seu processo de fabricação.

O CoroPlus® ToolGuide está disponível para integração em CAD, CAM, biblioteca de ferramentas e sistemas de gestão de ferramentas por meio de uma conexão aberta API (API – Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações).

 

CoroPlus® ToolLibrary

solucoes2_02
Faz parte do software a biblioteca de ferramentas virtual, o CoroPlus® ToolLibrary, com base na norma ISO 13399, concebida para tornar a programação CAM fácil, segura e com precisão dos dados geométricos. Permite acesso a uma biblioteca digital de ferramentas com potencial para economia substancial de tempo. Dentre os principais benefícios aos usuários, destacam-se: desenvolvimento de sua própria base de dados/biblioteca de ferramentas; construção de montagens de ferramentas de forma rápida e segura; visualização de resultados imediatos em modelos 2D e 3D; e possibilidade de exportar instantaneamente para o Mastercam Tool Manager, dentre outros fornecedores parceiros da Sandvik Coromant.

 

FERRAMENTAS DE CORTE
As ferramentas de corte Silent Tools™+ e CoroBore® + com sensores permitem que você conheça mais sobre os processos de usinagem, realize monitoramento remoto e ajuste tanto da ferramenta quanto da operação de usinarem.

 

CoroBore®+

solucoes2_03
Ajusta remotamente o diâmetro de corte na ferramenta de mandrilar. O sensor embutido na ferramenta permite ajustes automáticos (wireless) usando interfaces digitais, tornando fácil um ajuste preciso da ferramenta na máquina ou no pré-setting para um mandrilamento de precisão.

 

Silent Tools+

solucoes2_04
Adaptadores antivibratórios conectados aumentam o controle de processo e a segurança no torneamento interno com longos balanços. Os sensores proporcionam acesso à informação direta sobre o que está acontecendo dentro da máquina e peça, tornando ações preventivas e melhorias de processo mais fáceis.

 

MONITORAMENTO DO PROCESSO

Promos 3+ (coletor de dados)

solucoes2_05
Desenvolvido pela Prometec, empresa adquirida pela Sandvik, o sistema de monitoramento IoT (Internet das Coisas) oferece uma visão geral do processo de usinagem, permitindo monitorar ferramentas e processos em tempo real. Por meio de análise e otimização do processo de produção: colisões podem ser evitadas antes que aconteçam; há garantia de desempenho em virtude de dados inteligentes coletados durante o processo de usinagem, além da entrega resultados otimizados, reduzindo desperdício e aumentando a segurança de usinarem.

Sem comentários

Enviar comentário

August 23rd, 2017
O MUNDO DA USINAGEM é uma publicação da Sandvik Coromant do Brasil
Toedos os diretos reservados. Administrado por Teorema Imagem e Texto